Trabalho 2 - Eletroscópios (Pêndulo e Folhas)
Vídeo com os experimentos: https://youtu.be/WusdQxsmgRY
Eletroscópio de Pêndulo: Para a sua construção foi usado um arame com uma linha de costura e uma esfera de papel alumínio na ponta da linha, além também da bexiga. No primeiro experimento eletrizamos a bexiga através do atrito, aproximamos da esfera do eletroscópio e aconteceu a atração. No segundo a bolinha de alumínio ficou por um tempo junta a bexiga.
A explicação para esse acontecimento é que aproximando o corpo eletricamente carregado(bexiga) da esfera de alumínio ela fica eletricamente polarizada, ou seja, acontece em seu interior uma separação de cargas, causando a atração para o outro corpo
Eletroscópio de Folhas: Para a sua construção foi usado um arame passado por dentro da tampa de uma garrafa, com uma esfera de papel alumínio na ponta de fora e duas pequenas folhas na ponta de dentro, além também da bexiga. Nesse experimento eletrizamos a bexiga por atrito e aproximamos da bolinha de alumínio no topo da garrafa. As folhas de alumínio no interior da garrafa se abriram.
A explicação para esse acontecimento é que quando aproximamos o corpo eletricamente positivo(bexiga) do corpo eletricamente neutro(bolinha de alumínio), acontecerá a reorganização das cargas elétricas, a bolinha ira ficar com carga negativa e as folhas com carga positiva, assim, se repelindo.
Atribuições:
Guilherme Dorte 18: Gravação dos vídeos, edição e explicação.
Gustavo Andrade 20: Explicação e providenciou os materiais.
Marina Mendrot 32: Explicação e providenciou os materiais.
Comentários
Postar um comentário